segunda-feira, 6 de julho de 2015

Talentos do Mundo #1 - Orjan Nyland - Guarda Redes



Talentos do Mundo

A “silly-season” está aí em força, e os rumores de transferências para o Sporting, como sempre, são imensos e surgem diariamente um pouco de todas as partes do mundo. Neste espaço, o que se pretende é dar a conhecer alguns talentos espalhados pelo mundo, que possuem a qualidade suficiente para brilhar com a nossa verde e branca e que são possibilidades válidas para reforçar e aumentar a qualidade do nosso plantel.

Sendo o artigo de estreia deste espaço, nada melhor que começar...pela baliza.

Ørjan Nyland

Equipas: Molde FK (Noruega), Selecção A da Noruega
Posição: Guarda-Redes
Idade: 24 anos (10/09/1990)
Altura (cm): 1,92m
Pé Preferencial: Direito
Valor estimado de mercado: 3/4M€ (avaliação pessoal, tendo em conta alguns sites da especialidade e algumas notícias recentes sobre a sua possível transferência do Molde FK para outros clubes)
Final do contrato: Julho 2018

Percurso nas Selecções Nacionais: 15 jogos nas selecções de formação norueguesas, tendo apenas falhado os sub-19 e os sub-20, pois não era a primeira opção no clube à data (IL Hødd). 11 jogos pela Selecção A Norueguesa, nos quais sofreu 18 golos. É o actual titular da Selecção A.
Jogos nas Competições Europeias: 10. 6 na Liga Europa e 4 na Liga dos Campeões. Todos nas fases de pré-qualificação.
Outras Observações: Em 2012, foi eleito o "Man of the Match" na final da Taça Norueguesa, ao serviço do IL Hødd, pois a sua grande exibição ajudou o IL Hødd a conquistar a Taça, a primeira da história do clube. Estreou-se pela Selecção A a 20 de Novembro de 2013, contra a Escócia, num amigável. É um dos capitães de equipa do Molde FK. Excelente defensor de grandes penalidades.

Análise:

O Nyland é o típico guarda-redes nórdico. Demonstra grande personalidade, lidera por exemplo e é um guarda-redes com uma mentalidade muito sólida. Confere segurança a toda a equipa, raramente arrisca fazer aquilo que não sabe, e é um guarda-redes de processos simples (e até um pouco ortodoxos, por vezes) mas bastante eficazes. Para os jogadores nórdicos, a adaptação a países do Sul da Europa, como o nosso, nunca é um processo básico. No entanto, estou em crer que o Nyland, pela mentalidade que demonstra, seria capaz de lidar muito bem com a mudança de país e com a pressão de jogar num grande clube, de um campeonato superior ao norueguês, com uma massa adepta superior e mais intensa e exigente, e num clube que joga regularmente contra os melhores nas competições europeias.

Tecnicamente, é muito promissor. Como referi anteriormente, é um guarda-redes muito eficaz, mesmo não sendo um prodígio técnico com as mãos. O seu jogo de pés (refiro-me ao posicionamento na baliza aqui) é bastante razoável, e ajuda-o bastante em situações de 1x1, por exemplo, onde é bastante eficaz a fechar o ângulo ao avançado. Nem sempre segura a bola à primeira, mas também não compromete nesse aspecto. No jogo aéreo, apesar de não ser propriamente um guarda-redes com grande capacidade de impulsão, é um GR que não tem medo de sair da baliza e de atacar a bola, em vez de esperar por ela. Finalmente, no "outro" jogo de pés (com bola), tem limitações. O pé direito é razoável e bate forte na bola (pontapé bem longo), mas o esquerdo é mais fraco. Além disso, não demonstra grande qualidade de passe. Deve ser incentivado a desenvolver esse aspecto do seu jogo.

Fisicamente, é impressionante. Dos guarda-redes que mais me impressionou à primeira vista desde que vejo futebol. A sua agilidade e fluidez de movimentos, para alguém que tem 1,92m, é fantástica. Vai ao chão com uma facilidade e uma velocidade tremendas, tem uma capacidade de reacção bem acima da média (tem várias defesas quase por instinto nos vídeos que vou mostrar no fim), tem uma velocidade lateral bem interessante (facilidade em preencher a baliza, aliando este aspecto ao seu bom posicionamento) e é, basicamente, um monstro neste aspecto. Não tem grande capacidade de impulsão nem é propriamente um daqueles guarda-redes que intimidam de cada vez que sai da baliza, mas é uma combinação muito forte de altura, velocidade e agilidade.

Em termos cognitivos, lê muito bem o jogo, é capaz de antecipar, em alguns casos, o remate (o que lhe confere imediatamente vantagem para o tentar travar) e, com a ajuda do seu jogo de pés, raramente se encontra mal posicionado para intervir num lance. Em termos ofensivos, demonstra ainda algumas limitações na reposição de bola. No entanto, algumas dessas limitações são potenciadas pelo que lhe pedem, tanto no clube como na selecção, parece-me, pois é raro vê-lo acelerar a reposição de bola, seja com a mão ou com o pé. Outro aspecto que deve ser incentivado a desenvolver no seu jogo.

Em suma, o Nyland é um "shot-stopper" puro, que vive para evitar que a bola entre na sua baliza. É, actualmente, um dos guarda-redes mais promissores da Europa e um dos melhores guarda-redes (o melhor?) a jogar em campeonatos menos conceituados na Europa. Em caso de saída do Rui Patrício, seria a minha recomendação principal para a nossa baliza.

Vídeos:






Autor do Artigo: Poeira

3 comentários:

  1. O Nyland foi transferido para o Inglostad da Alemanha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi preciso pontaria :) No exacto dia em que iniciamos esta crónica, é confirmada a transferência do jogador!

      Eliminar
  2. Seria uma boa opção caso o Boeck saísse...

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.