sábado, 18 de julho de 2015

TALENTOS DO MUNDO #2 - FÁGNER - LATERAL DIREITO


Talentos do Mundo

Segunda edição deste espaço que tem como objectivo dar a conhecer talentos espalhados pelo mundo, e que possuem a qualidade para poderem brilhar com a nossa camisola um dia. Continuaremos seguindo a ordem das posições no terreno de jogo. Na última semana, apresentamos Nyland, guarda-redes norueguês que acabou por se transferir para um clube alemão nesse mesmo dia. Hoje, passamos para a lateral direita, e vamos até ao Brasileirão conhecer...

Fágner

Equipa: Corinthians (Brasil)
Posição: Lateral direito
Nacionalidade: Brasileiro
Idade: 26 anos (11/06/1989)
Altura: 1,68m
Pé Preferencial: Direito
Valor estimado de mercado: Entre 4 e 5M€. 
Percurso nas Selecções Nacionais: 3 jogos na selecção sub-20 do Brasil.
Final do contrato: Dezembro 2018
Jogos nas Competições Europeias: Não tem. 
Outras observações: Com o Vasco da Gama, venceu a Série B brasileira (2ª divisão) em 2009. Foi eleito o melhor lateral direito do Brasileirão em 2011.

Análise:

Lateral direito do Corinthians, do Brasileirão, o Fágner é aquele tipo de jogador a quem hoje em dia muitos se referem como um “lateral moderno”. Faz todo o corredor com grande facilidade e durante os 90 minutos, sem nunca demonstrar sinais de cansaço ou falta de capacidade física para fazer “piscinas” corredor fora. Joga preferencialmente com o pé direito, mas o seu pé esquerdo também é razoável. Formado no Corinthians, foi no entanto no Vasco da Gama que atingiu a notoriedade no Brasil, clube onde realizou mais de 120 jogos, com 9 golos e inúmeras assistências para golo.

Tecnicamente, é acima da média. O pé direito é o pé mais forte, mas o esquerdo, como referi anteriormente, também é razoável. Tem o toque de bola característico do jogador brasileiro, tendo uma relação muito boa com a bola, quer na técnica de remate, quer a cruzar, quer na recepção e no passe. Usa e abusa das tabelas simples para progredir ao longo do flanco direito de forma apoiada, tendo grande facilidade em ganhar a linha de fundo. Aí, faz uso da muita qualidade que tem no cruzamento, uma das suas melhores qualidades. Em alternativa, também consegue procurar o espaço central e entra várias vezes na área para finalizar. Não é especialmente forte no remate ou na finalização. O jogo aéreo também não é uma das suas qualidades, embora, para a altura que tem, consiga cumprir. Tem boa finta curta, sendo também um jogador forte no drible mais longo, pelas suas capacidades físicas. Finalmente, destacar o seu primeiro toque, que é muito forte e que, juntamente com a sua agilidade e a sua capacidade de explosão, lhe permite desequilibrar em termos ofensivos. 

Fisicamente, apesar da baixa estatura, é um jogador interessante. Não é forte no choque e não possui grande força, mas compensa isso com uma intensidade elevada e regular durante o jogo e com uma agressividade positiva sobre o portador da bola. Não foge do contacto e não tem problemas em disputar as bolas aéreas, mesmo não sendo também um jogador com grande poder de impulsão. Depois, é na velocidade, na agilidade e na capacidade de explosão que o brasileiro faz a diferença. É rapidíssimo, e alia a isso grande agilidade e capacidade de reacção. É principalmente isso que lhe permite ganhar regularmente a linha de fundo e que lhe permite jogar sempre em alta rotação. Acelera o ritmo do jogo sempre que pode e é um jogador bastante vertical. Finalmente, a resistência não será nunca um problema. Tem pulmão para fazer todo o corredor durante todo o jogo.

Em termos cognitivos, há que separar dois planos que são distintos. No plano defensivo, é um jogador que gosta de defender em cima e com agressividade, mas que sabe utilizar muito bem o corpo para recuperar a bola ou desarmar o adversário. A sua agilidade também lhe possui desarmar o adversário de várias formas, sendo complicado ultrapassá-lo no 1x1. Cumpre em termos posicionais. Já no plano ofensivo, possui um entendimento do jogo bastante aceitável. Que curiosamente, melhora à medida que se aproxima do último terço do terreno e das zonas de finalização. Em terrenos mais recuados, tem tendência a acelerar e a verticalizar o jogo, o que nem sempre é positivo. Já mais à frente, é muito frequente vê-lo levantar a cabeça antes de cruzar ou passar, procurando a melhor opção. O seu jogo tem objectividade, na grande maioria das acções. É um jogador algo previsível, pois não varia assim tanto as suas acções, mas é um lateral criativo, que consegue criar soluções favoráveis para a equipa, quer através das tabelas simples, quer através do drible em progressão.

Em suma, o Fágner é um dos melhores laterais do Brasileirão, sendo actualmente uma opção de qualidade segura e que garante acutilância ofensiva no flanco direito. É um jogador que falhou na sua primeira passagem pela Europa (PSV Eindhoven), mas que fez uma boa época na segunda passagem (Wolfsburgo), o que levanta algumas dúvidas quando se trata de prever o seu rendimento por cá no futuro. No entanto, estou convicto de que ele é agora bem mais jogador e está bem mais preparado para essa experiência que anteriormente. Apesar do recente regresso de João Pereira, a minha opinião é a de que continua a faltar ao Sporting um lateral direito que possa fazer a diferença e ser mais um dínamo para a nossa ofensiva. E o Fágner tem todas as condições para ser esse jogador.

Vídeo:


Autor do Artigo: Poeira

Ajuda-nos a crescer. Passa pela nossa página do facebook e deixa um like (link). Assim poderás ficar a saber de todas as novidades mais rapido. Se estiveres interessado em colaborar connosco, vê mais informações aqui.

3 comentários:

  1. Muito bom jogador. Acho que não entrará mais ninguém para a lateral direita, mas fica um jogador para manter nas listas do clube caso alguém saia. Poeira, observa também o Gilberto, lateral direito do Botafogo. Também vale a pena, bom jogador e ainda jovem. Fica aqui a sugestão.

    SL

    ResponderEliminar
  2. jl17, o Gilberto é também um lateral bastante interessante. Quem sabe se não será um dos futuros talentos a passar por este espaço. Obrigado pela sugestão, e continua a acompanhar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continuarei claro a acompanhar. E já agora, parabéns pelo blog, parece-me muito bem organizado. Como sugestão propunha a redução da barra lateral, acho que ocupa demasiado espaço...
      Continuação de bom trabalho

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.