quarta-feira, 5 de agosto de 2015

TALENTOS DO MUNDO #4 - LUDWIG AUGUSTINSSON

Talentos do Mundo

4ª edição deste espaço, onde damos a conhecer talentos por esse mundo fora com talento suficiente para serem possíveis opções para futuros jogadores do nosso Sporting. Na semana passada, estivemos na Polónia. Esta semana vamos até ao Norte da Europa, à Suécia.

Ludwig Augustinsson

Equipa: Copenhaga (Dinamarca)
Posição: Lateral esquerdo
Nacionalidade: Sueco
Idade: 21 anos (21/04/1994)
Altura: 1,81m
Pé Preferencial: Esquerdo
Valor estimado de mercado: Entre 2 e 3M€ (jogador em clara valorização)
Percurso nas Selecções Nacionais: Cerca de 40 jogos nas selecções de formação da Suécia. 2 jogos pela Selecção A.
Final do contrato: Junho 2019.
Jogos nas Competições Europeias: 8 jogos na Liga Europa (todos nas fases de qualificação).
Outras observações: Em Junho deste ano, sagrou-se campeão europeu de sub-21 com a Suécia, batendo Portugal na final do torneio.

Análise:

O Augustinsson não será propriamente um nome desconhecido para alguns Sportinguistas. No último Europeu sub-21, onde Portugal apenas perdeu na final e nos penaltis contra a Suécia, e com 7 jogadores nossos na convocatória (Ricardo Esgaio, Paulo Oliveira, Tobias Figueiredo, William Carvalho, João Mário, Carlos Mané e Iuri Medeiros), este lateral esquerdo foi uma das peças mais consistentes e sólidas da selecção sueca que se sagrou campeã europeia da categoria.
É um lateral esquerdo seguro, sobretudo do ponto de vista defensivo, bastante fiável e com um pé esquerdo relativamente interessante e bastante certeiro. Em praticamente todos os jogos em que o vi actuar, nunca lhe detectei grandes oscilações de rendimento. Joga preferencialmente com o pé esquerdo. Tendo finalizado a sua formação no Gotemburgo, da Suécia, transferiu-se há cerca de 8 meses atrás para o Copenhaga, da Dinamarca, onde joga actualmente.

Tecnicamente, não sendo um daqueles jogadores que deslumbra os adeptos pelas suas habilidades com a bola, é um jogador bastante capaz. O seu pé esquerdo tem qualidade, mas o direito é apenas medíocre, o que leva a que o sueco evite utilizá-lo regularmente. Tem qualidade no passe curto e na recepção. Tem qualidade também no passe longo, sendo uma característica bastante em evidência no seu jogo (também devido ao que lhe pedem no Copenhaga, que pratica um futebol mais directo). É também um jogador com uma capacidade de cruzamento bem acima da média. Talvez a sua melhor qualidade técnica. De resto, é, muitas vezes, o escolhido para bater algumas bolas paradas no Copenhaga. Possui competência no desarme e no 1x1 defensivo, onde se demonstra um jogador que dificulta bastante a vida aos avançados adversários. Também o seu jogo aéreo é razoável, sendo que, para lateral, até tem uma altura que lhe permite não comprometer em nada nesse aspecto (1,81m). Por fim, é um jogador que não arrisca progredir muito com a bola em drible, preferindo tomar acções mais simples do ponto de vista técnico.

Fisicamente, é um jogador bem mais interessante do que pode parecer à primeira vista. Possui excelentes índices físicos, que lhe permitem aguentar os 90 minutos sempre a um bom ritmo e com alguma intensidade. É relativamente rápido, é ágil e tem uma boa capacidade de reacção. Não é muito forte no choque, mas é capaz de disputar e ganhar alguns lances no corpo-a-corpo. Também é apenas razoável no que à capacidade de impulsão diz respeito. Possui ainda uma boa velocidade de execução e uma boa coordenação motora, sendo raro executar uma acção sem estar devidamente equilibrado e enquadrado com a bola ou com o adversário.

Em termos cognitivos, acho-o extremamente interessante. Foi, de resto, este capítulo do jogo que mais me interessou nele. É um lateral bastante inteligente, e toma quase sempre a melhor decisão para a jogada. Referir no entanto que está a ser mal aproveitado neste aspecto em Copenhaga, pois o modelo de jogo em que se insere não lhe oferece, por exemplo, linhas de passe mais curtas, para poder jogar de forma apoiada e evitar menos bolas longas. Muito forte em termos posicionais, tem na leitura de jogo e na capacidade de antecipação a sua melhor característica. Não são raras as vezes em que antecipa a jogada e consegue interceptar um passe. Falta-lhe, no entanto, evoluir naquilo que acontece a seguir, ou seja, na forma como sai a jogar com a bola, pois ainda é um jogador que pensa muito como jogador defensivo e pouco como jogador ofensivo. Por fim, demonstra também uma agressividade positiva em termos defensivos.

Em suma, o Augustinsson é já um lateral sólido e consistente, que dá garantias na posição. A matriz mais clássica do jogador nórdico está lá, mas além disso, demonstra ter também algumas características que são raras nos jogadores do Norte da Europa, sendo o seu superior entendimento do jogo o exemplo mais claro disso. Ainda é jovem (21 anos), pelo que tem muito por onde crescer, sobretudo em termos ofensivos. O potencial para crescer está lá. O Euro sub-21 trouxe-lhe visibilidade, e nos últimos tempos já existem rumores do interesse do Liverpool, por exemplo. É um jogador em clara valorização, e que considero muito interessante de seguir, até para precaver uma futura saída do Jefferson ou do Jonathan.

Vídeo:

Autor do Artigo: Poeira

Ajuda-nos a crescer. Passa pela nossa página do facebook e deixa um like (link). Assim poderás ficar a saber de todas as novidades mais rapido. Se estiveres interessado em colaborar connosco, vê mais informações aqui.

0 comentários:

Com tecnologia do Blogger.