segunda-feira, 27 de julho de 2015

Rescaldo da Cape Town Cup 2015


Está concluído o primeiro torneio da pré-temporada. Depois de alguns jogos de preparação na Academia, o Sporting deslocou-se até à Africa do Sul para defrontar o Ajax Cape Town (África do Sul) e o Crystal Palace (Inglaterra). Claro que o mais importante por agora é a capacidade de assimilar novos processos e de evoluir dentro do que o treinador pretende, é sempre bom ganhar

Nas meias-finais, defrontamos a equipa sul-africana, e obtivemos um empate a 2 bolas, com golos de Mané e Ruben Semedo. Jorge Jesus rodou a equipa toda, dando minutos a 21 jogadores! Como curiosidade, alinharam de início 9 jogadores Portugueses, sendo que 7 foram formados na Academia. 


Apesar de entrar melhor e conseguir cedo a vantagem de um golo, a equipa foi um pouco abaixo na segunda parte e deixou conceder dois golos, com algumas falhas na defesa pelo meio. Perto dos 90 minutos, Ruben Semedo conseguiu o empate. Como era preciso um vencedor, foi preciso recorrer a grandes penalidades (onde Rui Patrício brilhou ao defender duas) garantindo assim o apuramento para a final.

Para a final estava marcado encontro com o Crystal Palace. A equipa inglesa derrotara o Supersport United da África do Sul por 4-0 e seria então um bom teste para o Sporting, até por ser uma equipa com outra rodagem (Premier League) e que até atacou forte neste mercado de transferências. O Sporting alinhou com um onze inicial bastante diferente do das meias-finais, e talvez muito mais próximo do que será a equipa que irá defrontar o Benfica na Supertaça, daqui a 2 semanas. Desta vez mais certa defensivamente, mas mesmo assim a precisar de algum trabalho. Foi preciso no entanto Montero saltar do bancar e marcar os 2 golos no seu dia de aniversário para garantir o primeiro troféu da época.



Em jeito de conclusão, podemos afirmar que foi um torneio bastante positivo. Para além da vitória, nota-se o dedo do treinador da equipa, que apesar de ainda estar a tentar corresponder ao que o treinador pede, já apresenta uns traços do que são as dinâmicas habituais das equipas de Jesus. É preciso agora garantir que a evolução continua. Aqui ficam as palavras de alguns jogadores e do Treinador, que demonstram a ambição com que o clube ataca a próxima época:

Adrien Silva:

“É sempre importante entrar numa época a ganhar, apesar de nesta fase ser ainda mais importante ganhar forma e assimilar os novos processos, criando automatismos na equipa.”

“As vitórias trazem confiança e hoje demos mais um passo na nossa preparação para a supertaça, que é o primeiro título que queremos conquistar esta época”

Rui Patrício:

“Vamos batalhar em todas as frentes em que estamos inseridos. Agora queremos preparar-nos bem para estarmos prontos e conquistar a supertaça”

Nas palavras do treinador Jorge Jesuse nota-se também a satisfação pelo trabalho que a equipa tem feito e pela evolução da mesma. Nesta fase é normal acontecerem erros, mas é bom ver que existe evolução, e que os erros vão dando lugar a exibições bem conseguidas e até vitórias e troféus:

“Fazendo uma análise aos dois jogos, sabíamos que hoje seria um encontro com maiores dificuldades e estivemos melhor, até porque se assim não fosse não conseguiríamos ganhar ao Crystal Palace, equipa que fez uma grande segunda volta na última temporada. Ganhar é sempre melhor mas ainda temos muitas coisas para crescer. Estamos ainda com três semanas de trabalho e ainda há muito tempo de aprendizagem. Ainda assim, ganhar a aprender é positivo. É bom começarmos a ganhar o hábito de vencer troféus”

“Tinha dito antes que o adversário iria colocar mais dificuldades e só ganhámos porque estivemos muito bem no momento defensivo. Ainda não somos muito criativos na frente. A equipa tem muito a aprender em relação às minhas ideias. Em termos defensivos estamos mais à frente do que no processo ofensivo. O Naldo fez uma boa dupla com o Paulo (Oliveira) e esteve muito bem tal como toda a última linha incluindo o Rui Patrício.”

Temos muito para crescer e muito para melhorarmos. Foram dois jogos muito importantes para o desenvolvimento e vencer foi um pouco a cereja no topo do bolo. Se temos o tempo suficiente? Temos de ter... Se gostava de ter feito mais jogos? Sim mas a calendarização foi assim. Devemos tentar crescer mais rápido para disputarmos a primeira competição oficial com o nosso rival. A equipa tem demonstrado progressos, principalmente em termos defensivos. Temos duas semanas para desenvolver o nosso trabalho com qualidade, como temos feito até aqui.






Tags

0 comentários:

Com tecnologia do Blogger.