segunda-feira, 27 de julho de 2015

TALENTOS DO MUNDO #3 - MARCIN KAMINSKI - DEFESA CENTRAL

Talentos do Mundo

Mais uma edição deste espaço que pretende dar a conhecer talentos espalhados pelos quatro cantos do planeta, e que possuem qualidade para poder representar o nosso grande clube. Depois de, na edição anterior, termos ido ao Brasil, esta semana voltamos à Europa. Mais concretamente, à Polónia, para dar a conhecer...

Marcin Kaminski

Equipa: Lech Poznan (Polónia)
Posição: Defesa-central
Nacionalidade: Polaco
Idade: 23 anos (15/01/1992)
Altura: 1,92m
Pé Preferencial: Esquerdo
Valor estimado de mercado: Entre 1 e 2M€ (eventualmente menos, tomando em consideração o facto do jogador estar a 6 meses de poder assinar livremente por outro clube).
Percurso nas Selecções Nacionais: Cerca de 40 jogos nas selecções de formação polacas, 4 jogos na selecção A da Polónia.
Final do contrato: Junho 2016
Jogos nas Competições Europeias: 13 jogos na Liga Europa (12 nas fases de qualificação, 1 na fase de grupos), 2 na Liga dos Campeões (ambos nas fases de qualificação)
Outras observações: Na época 2014/2015, foi campeão polaco com o Lech Poznan, clube onde foi formado e fez toda a sua carreira até ao momento.

Análise:

O Kaminski é um central polaco de grande potencial e que possui um conjunto de características que não se encontram todos os dias, sobretudo num central. Uma combinação muito interessante de capacidade física e qualidade técnica. De elevada estatura (1,92m), desde cedo que está referenciado no contexto do futebol polaco, por ter qualidades que o podem levar a atingir um nível muito elevado. Joga preferencialmente com o pé esquerdo. Foi formado no Lech Poznan, clube que actualmente representa e que é, de resto, o único que representou em toda a sua carreira.

Tecnicamente, é um central com qualidades invulgares e acima da média. Possui um bom pé esquerdo, e limita ao máximo a utilização do seu pé direito. É forte na marcação, mas é no desarme e no 1x1 defensivo que se destaca. Excelente timing de desarme. O seu jogo aéreo também é bastante forte, pois alia à sua altura uma boa capacidade de impulsão e boa técnica de cabeceamento. Isto confere-lhe também grande utilidade nas bolas paradas defensivas e ofensivas, sendo um jogador já com alguns golos apontados no plano ofensivo. Possui um bom controlo de bola, sendo raro ver a bola queimar nos seus pés. Bom primeiro toque. Muito forte em todas as variantes do passe. Arrisca bastante neste aspecto, também porque sabe da qualidade que tem. É também frequente vê-lo progredir no terreno com a bola, procurando fixar um adversário para soltar num colega ou até mesmo para procurar arriscar o remate, visto que também tem uma meia distância bem razoável. Raramente corta a bola, procurando sempre recuperá-la primeiro e mantê-la jogável, para sair a jogar depois. Como bónus, por vezes assume também a marcação de algumas bolas paradas.

Fisicamente, é uma besta. Tem praticamente tudo o que é necessário. É um central de 1,92m que se mexe como um jogador de 1,75m. Ágil, rápido, com uma impressionante capacidade de aceleração, forte no choque, com grande equilíbrio, boa capacidade de impulsão, enfim, está lá tudo. Neste capítulo do jogo, faz lembrar Tiago Ilori. Poderá não ser tão rápido, mas por outro lado, é capaz de ser mais forte no choque e mais imponente na disputa dos lances. Não é muito rápido a reagir, o que provavelmente se constitui como o seu único defeito neste capítulo. No entanto, as restantes capacidades físicas que possui ajudam a disfarçar bastante esse aspecto.

Em termos cognitivos, é um jogador que ainda precisa de alguma evolução. É forte na antecipação e abusa desse aspecto no seu jogo, mas isso pode ser prejudicial, pois existem lances onde essa abordagem não se justifica. Também no posicionamento, apesar de ter qualidade, precisa de evoluir. Precisa de se adaptar a jogar numa linha defensiva alta (não é o caso do Lech, do que pude observar), que exige coisas diferentes aos defesas em relação a uma linha defensiva mais baixa e que conceda menos espaço nas suas costas. Pelo lado positivo, é um jogador que demonstra possuir uma boa leitura do jogo e um bom entendimento do mesmo, o que pode indicar que terá maior facilidade em evoluir algumas noções que tem do jogo.

Em suma, o Kaminski é um central de grande potencial, que possui já qualidades físicas e técnicas acima da média. As grandes dúvidas no seu caso estariam na forma como seria (ou não) capaz de se adaptar ao futebol português, que é um futebol com mais qualidade e jogado a um ritmo mais elevado que o polaco. Além disso, é um jogador que ainda precisa de evoluir em alguns aspectos mais tácticos e que dizem respeito a algumas noções importantes do jogo. Seria uma aposta muito interessante para servir primeiramente de alternativa a um titular, evoluindo progressivamente até assumir um lugar no eixo defensivo. Pela oportunidade de negócio que também se começa a constituir (o jogador está a 6 meses de poder assinar livremente por outro clube, pelo que o seu valor no mercado está a baixar de dia para dia), penso que seria uma opção a considerar para a próxima época desportiva.

Vídeo:



Autor do Artigo: Poeira

Ajuda-nos a crescer. Passa pela nossa página do facebook e deixa um like (link). Assim poderás ficar a saber de todas as novidades mais rapido. Se estiveres interessado em colaborar connosco, vê mais informações aqui.

2 comentários:

  1. Este passa a vida a falar neste jogador.
    Vai ter 30 anos, continua em clubes de contexto menor e ainda há-de falar nele.
    Os outros clubes andam a dormir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o observador oficial dos fóruns lololol

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.